8 de fevereiro de 2011

''O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.''

As palavras duras ditas de formas inpensáveis soa muitas vezes,mais doloras do que uma agressão física.As palavras também é uma forma de agredir,ela atinge a nossa moral e as vezes até nós mesmo passamos a acreditar nessas palavras que fomos obrigados a ouvir e que nos feriram profundamente.Pelo impulso ou pela simples vontade de magoar mesmo,as pessoas acabam falando coisas que,não imaginam como isso nos fará ficar numa profunda tristeza e mesmo que possamos perdoar tais palavras mas nada,nem a nossa força de vontade fará com que esqueçamos o que nos foi dito.Porém,não só isso acarretará mágoa como também de certa forma essas palavras irão nos dar uma força para mostrar a pessoa que nos disse isso que ela irá se arrepender depois de ver que não demos o gostinho à ela de nos ver afundar,de que somos um lixo e que nunca seremos ninguém como ela mesmo nos disse e há outro porém,pois só os fortes e ligeiramente frios são capazes de usar essas palavras com o sentido de dar a volta por cima e não afundar de vez.As palavras tem um peso imenso na vida do ser humano,seria ótimo se as pessoas ao invés de saírem falando da boca pra fora,pensassem e repensassem ao invés de dizer o que der na telha e elas mesmo se arrependerem depois,arrependimento este que pode ser até maior do quê da pessoa que escutou,se tornará então uma ferida aberta para ambos.O silêncio,este sim pode ser a melhor resposta para discussões banais em que os nervos encontram-se à flor da pele,o silêncio é sábio e só os sábios são capazes de usá-lo.Além das palavras mal ou bem intencionadas ferirem há outro ponto negativo que é a má interpretação,muitas vezes falamos coisas e as pessoas entendem outra,porque será?! Muitas vezes eu fico me perguntando isso e ainda não sei a resposta,talvez saiba sim,acho que deve ser porque as pessoas só entendem o que elas querem entender,infelizmente é desse jeito.As palavras verdadeiras são aquelas que brotam do coração,não são necessariamente agradáveis pois quem ama de verdade não só fala coisas bonitas,mas fala as coisas que precisamos ouvir.Há pessoas que acham que as pessoas de poucas palavras são as mais dignas,outras discordam,quanto a isso paira uma dúvida na minha cabeça pois ao mesmo tempo que eu admiro as pessoas de poucas palavras eu sinto medo delas,porque eu acho que a pessoa tem que falar aquilo que está no coração e o que pensa e não se esconder para agradar a todos com o seu silêncio,ao meu ver é assim.Ao invés de optaram por o silêncio sempre,elas deveriam só usá-lo na hora em que não possam falar para não ferir.As palavras também podem ser mentirosas e como vamos descobrir quem fala a verdade?! Provar quem temos razão por meio de palavras é outra questão,acho que seria melhor se colocassemos idéias no lugar dessas palavras,ou não?! Seria melhor se deixassemos o silêncio falar por nós,daí as pessoas eram que se encarragariam de perceber isso,mas é claro que nem todas são capazes ou talvez porque finjam não ser e não queiram admitir que nã estão com a razão. (Luiza Raquel)


''Há momentos na vida, em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há emoções que as palavras não sabem traduzir!''